sexta-feira, 30 de julho de 2010

Produtos e objetos do portal do professor

Crise e mercado de trabalho (câmara ligada)


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28724

Não encontrei muitos assuntos de Geografia especificamente, mas sim alguns temas que por serem transversais dizem respeito também a Geografia. Esse primeiro tema que escolhi, é fundamental quando trabalhamos globalização, crise mundial, desenvolvimento e subdesenvolvimento entre outros assuntos. O mais interessante é que é uma entrevista, em que pessoas comuns são abordadas nas ruas e dão as suas opiniões sobre a situação do mercado de trabalho, e as dificuldades de conseguir o primeiro emprego. É um tema que serve como gancho para outros temas relacionados a sociedade e ao desenvolvimento das mesmas.



Caixa d’água (por dentro da escola)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28002

Achei muito interessante esse trabalho, primeiro porque foi realizado pelos alunos ( com a coordenação do professor) apresentado por eles, e sobre o “lugar”, ou seja espaço de vivência dos mesmos, onde falam de um problema sério que eles tinham que era a distribuição de água . No vídeo eles mostram o problema, usam inclusive uma maquete, falam do projeto criado por eles, e da realização desse projeto. Levar esse vídeo para sala de aula é uma forma de incentivar os alunos a criar e realizar projetos dentro das suas comunidades, e ainda serve como suporte para falarmos sobre a importância de saber usar a água.



A evolução das modalidades de consumo

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/10783/open/file/consumo.avi?sequence=1&o=d



Esse é um vídeo curto, sem falas ( só imagem), mas bastante impactante para quem assiste. Achei muito útil, para trabalharmos sobre o capitalismo, e sociedade de consumo que cresce a cada dia, e é um dos fatores responsáveis pela degradação do meio ambiente. O vídeo mostra várias marcas famosas, e uma torneira que pinga, como que querendo nos mostrar que os recursos naturais não renováveis já não são suficientes ou não suportam a demanda da população. É bacana para abrir uma aula com questionamentos.



Mapa de distribuição de água potável no mundo

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18029

Esse é um mapa que pode ser usado em várias disciplinas, já que o meio ambiente é um tema transversal e muito discutido atualmente por todas as disciplinas.

Quebra-cabeça do Brasil

Mapa de distribuição de água potável no mundo

Não utilizei nenhuma animação, pois as que vi ( e foram várias), não estão dentro da minha área. Vi um tema sobre GPS, muito interessante, mas o arquivo era muito grande, e eu não consegui baixar, pois a internet aqui ta muito lenta. Adorei esses mapas, que não são exatamente animações, mas é um ótimo exercício para que os alunos aprendam a localização das macrorregiões brasileiras segundo o IBGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário